3 filmes sobre a falta de gasolina

Em 2018 o Brasil passou por uma completa falta de controle de abastecimento em todos os setores da economia.

Com a greve encabeçada pelos caminhoneiros muitos transtornos foram vividos, tanto por empresas quanto por consumidores.

Afinal, sem ter a quem recorrer e com a crescente adesão dos motoristas, as atividades mais triviais como abastecer um veículo se tornaram verdadeiros martírios.

Contudo, a partir do momento em que as reivindicações foram atendidas e os caminhoneiros voltaram para as estradas, tudo se normalizou e houve controle de abastecimento novamente.

Ficção x Realidade

O cenário acima não é igual em filmes que abordam crises, pois, raramente a história tem uma solução prática como dialogar e reestabelecer a normalidade.

No paralelo com a greve nacional, por mais desgastante que tenha sido todo o processo, o fato é que ela acabou e tudo o que conhecemos retornou.

Para este post, no entanto, trazemos algumas sugestões de filmes que abordam situações extremas. Assista-os e veja como acontecem e terminam as histórias!

A Caçada (2014)

Na Austrália, dez anos após um colapso econômico e falta de controle de abastecimento, o protagonista Eric (Guy Pearce) é um homem misterioso e violento que tem seu carro roubado.

Na busca por recuperá-lo, encontra o irmão do ladrão de seu veículo, Reynolds (Robert Pattinson) que passa a acompanhá-lo na missão.

Trilogia Mad Max (1980 – 1981 – 1985)

Após assassinar, por engano, o membro de uma gangue, o policial Mad Max vê seu parceiro de trabalho hospitalizado, além de filho e esposa assassinados pelos demais membros do grupo.

Tomado pelo sentimento de vingança, o protagonista passa a ir ao encontro dos criminosos e aniquilar cada um deles.

No filme de sequência, o mundo está em guerra e não há controle de abastecimento, fazendo do combustível um recurso escasso.

Com isso, os sobreviventes estão em situação caótica, em que gangues controlam diversas regiões roubando a gasolina de quem fosse.

O policial Max é um desses alvos e acaba sendo perseguido e desafiado, mais uma vez, por estes inimigos.

Na última parte da trilogia, com o mundo se reorganizando mesmo em meio a falta de recursos e consequente ausência de controle de abastecimento, Max se põe em perigo diversas vezes, tendo a questão energética do ambiente do filme sendo a responsável por ocasionar o maior deles.

Wall-e (2008)

Wall-e é um robô antigo programado para coletar resíduos e foi deixado na Terra, que está devastada e tomada pelo lixo.

Enquanto isso, a população humana migrou para uma estação espacial, a Axiom, uma vez que o planeta está inabitável. Lá, as pessoas contam com alta tecnologia e privilégios, com controle de abastecimento, uma vez que não lhes falta subsídios de sobrevivência.

Em sua rotina de coleta e organização de entulho, Wall-e encontra Eva, uma robô de tecnologia avançada, que tem a missão de encontrar vida na Terra. Todas essas características fazem da animação um conteúdo altamente educativo.

Após todos esses títulos, vale investir tempo em uma sessão pipoca — cheia de petiscos, já que, após a greve dos caminhoneiros, não falta nada nas prateleiras dos comércios, dada a retomada do controle de abastecimento — em que aventura, ação e, até mesmo reflexão são parte do entretenimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *