3 livros sobre Gestão de Frotas

Para haver uma gestão de frotas com excelência a forma organizacional deve ter métodos e atividades com um viés estratégico, é primordial que as empresas valorizem conheçam a fundo e valorizem o gerenciamento deste setor.

São as rotinas associadas ao transporte de uma empresa, desde as mais simples até as de maior complexidade e impacto. Há uma metodologia específica para a Gestão de Frotas e a Tfleet é um portal que pode dar mais dicas sobre o assunto.

Sendo assim, esse artigo tem o intenção de indicar 3 livros que destacam a importância da gestão de frotas para as empresas, são obras que tratam da necessidade de uma metodologia precisa. Esse comprometimento com o setor salvará muitas empresas.

1. Gestão logística do transporte de cargas

Esta obra tem o intuito de se aprofundar os problemas que a gestão de cargas enfrenta atualmente. Ele se concentra em auxiliar gestores à redução significativa de custos nas empresas por meio da logística.

Seus autores, Ricardo Silveira Martins e José Vicente Caixeta Filho acreditam que se faz necessário uma forte política de desenvolvimento nacional e regional, voltada para uma forte infraestrutura de transportes, e assim escreveram o livro.

2. Gestão sobre manutenção de frotas

Se você deseja ler uma obra escrita por um mestre em engenharia mecânica, a recomendação é esse livro. Frederico Matos é graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e vem desenvolvendo estudos sobre gestão de frotas desde 1994.

Com certeza, há experiência sobrando por estas páginas. O foco do livro está nos fundamentos gerais aplicados na metodologia da gestão. Ele trata de técnicas específicas para gerenciamento de pneus, análise de combustível, padronização de reparos.

Você verá também, a análise de ciclo de vida e cálculo de metas, estatísticas para estimativa de intervalo de preventiva, a organização de liderança e equipe, bem como a gestão de suprimentos e plano de lubrificação. Leitura completa!

3. Gerenciamento de transportes e frotas

Livro de vários autores, é uma obra que mostra a realidade do mercado. O setor de transportes concorrido sofrendo com as alterações provenientes do desenvolvimento tecnológico e econômico.

Livro de leitura fácil e descomplicada, onde, Amir Mattar busca contribuir para melhoria na gestão das frotas e modernização dos recursos que estiverem disponíveis. Será uma ótima maneira de obter conhecimento para a real situação do mercado de transportes.

Por fim, depois de se aprofundar nesses livros, fica mais fácil gerir o planejamento e manutenção das frotas, buscando a otimização das funções veiculares sob a visão da confiabilidade, disponibilidade e dos custos.

Os sólidos resultados com certeza surgirão e a formação de diversos gestores de manutenção de frotas sustentarão o sucesso do método que é proposto.

Criar um método sólido de gestão de frotas faz parte do diferencial para qualquer empresa, tendo em vista que constituí em um competitivo significativo. Ademais, por ocupar uma posição relevante dentro de custos corporativos é um departamento que apresenta imenso potencial de redução dos gastos e otimização da logística empresarial.

E se você conhece alguém que anda a procura de obras sobre este assunto, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *