6 livros sobre gerir uma equipe multidisciplinar

Organizar uma equipe multidisciplinar pode trazer muitos benefícios às empresas – e também vários desafios aos gestores. Afinal, basicamente, esse tipo de equipe compreende profissionais com habilidades técnicas, formações, perfis, comportamentos e experiências variadas.

Para conseguir unir todos esses pensamentos divergentes em prol de um objetivo comum é essencial que o gestor tenha maleabilidade e consiga conversar com todos, motivando-os de forma adequada.

Se você quer entender mais sobre o tema e ver dicas de como gerir equipes multidisciplinares, continue a leitura!

Por que investir em uma equipe multidisciplinar?

Embora possa parecer um desafio gerir pessoas tão diferentes, uma equipe multidisciplinar oferece uma série de vantagens, como:

  • troca de experiências;
  • equipes mais autossuficientes;
  • aumento da criatividade;
  • discussões variadas;
  • diversos pontos de vista para o mesmo problema;
  • desenvolvimento de resultados mais diferenciados e inovadores.

Quais os melhores livros sobre gerência de equipes multidisciplinares?

Já está convencido a investir na multidisciplinaridade na sua empresa? Veja alguns livros que podem ajudar a gerir melhor esse time.

1. Gestão: como envolver e montar a equipe para o sucesso

Esse livro foi escrito por Stuart Crainer e Des Dearlove e faz parte da série Thinkers50, um ranking global com os principais “gurus” do pensamento em administração. Na obra, os autores buscam trazer uma definição mais abrangente de gestão e dar dicas importantes para gerenciar pessoas, liderar equipes e alcançar resultados.

2. De volta ao mosteiro: o Monge e o Executivo falam de Liderança e Trabalho em Equipe

O Monge e o Executivo é considerada uma obra clássica dentro do universo da administração. Nesse livro, ambos os personagens retornam ao retiro onde se conheceram e agora buscam entender melhor a formação dos grandes líderes e a habilidade de transformar pessoas e de montar equipes de alto desempenho.

3. Construindo uma Cultura Magnética

Neste livro, Kevin Sheridan traz dicas sobre como atrair e manter profissionais talentosos, de maneira a criar equipes engajadas e produtivas. Para isso, o autor traz alguns exemplos reais dos anos em que trabalhou como consultor, apresentando táticas e estratégias para desenvolver e manter uma cultura magnética nas empresas.

4. As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe

Considerado um dos títulos mais importantes do trabalho em equipe, esse livro de John C. Maxwell reúne as principais regras para tornar o trabalho dos seus times mais eficiente, entendendo como as equipes funcionam e como potencializar ao máximo cada integrante.

5. Equipes brilhantes

Esse livro de Daniel Coyle figurou na lista de best-sellers do The New York Times e foi eleito um dos melhores livros de negócios de 2018 pela Bloomberg e Library Journal. Com base em pesquisas científicas, o autor identifica três habilidades principais que geram cooperação e coesão nas equipes e demonstra de que maneira grupos heterogêneos conseguem funcionar como uma mentalidade única.

6. Equipes solidárias

O livro de Renata Di Nizo vai ajudar você a entender melhor como funciona uma equipe multidisciplinar. Para isso, ela discute a importância das empresas celebrarem a diversidade e também dá dicas para que esses grupos funcionem de maneira adequada, favorecendo o bom desempenho e os resultados.

Como você viu, gerir uma equipe multidisciplinar não é uma tarefa simples. Mas quando a “lição de casa” é bem feita são muitos os resultados positivos que podem ser alcançados.

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