Quais são os benefícios da leitura?

Ler, além de ser extremamente relaxante para algumas pessoas, ainda pode trazer muitas vantagens a saúde do seu cérebro. Entre os inúmeros benefícios da leitura estão o estímulo a criatividade, a imaginação, a expansão do vocabulário e do conhecimento – fazendo com que o leitor consiga viajar para mundos variados sem sair do lugar.

Justamente por tudo isso é que a leitura deveria ser cada vez mais valorizada. A falta de tempo e a rotina agitada acabam sendo desculpas de muitas pessoas. Mas a verdade é que a tecnologia tem nos condicionado a lermos cada vez menos – e a prestarmos ainda menos atenção no pouco que lemos.

Se você quer modificar esse quadro, continue lendo este post e veja quais são os benefícios da leitura – e porque você deveria aumentar o número de livros na sua casa!

1- Estimula o cérebro
Para que nosso cérebro funcione como deveria é primordial que exista estímulo constante. Passar horas em frente à TV, recebendo informações de modo passivo, é algo muito ruim para o nosso cérebro, uma vez que ele não é desafiado e não precisa pensar para fazer as analogias básicas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Emory, dos Estados Unidos, ler faz com que o nosso cérebro acredite que realmente tenha vivenciado aquelas experiências.

Além disso, quem lê frequentemente tem menos chance de sofrer com a velhice, que costuma reduzir o funcionamento do cérebro, protegendo-o contra doenças como o mal de Alzheimer, além de ajudar na hora de obter novos conhecimentos, como o aprendizado de uma língua estrangeira.

2- Melhora a sua criatividade
Além de cuidar da saúde do seu cérebro, o aumento da criatividade também é um dos benefícios da leitura. Afinal, temos que colocar a criatividade para funcionar dando rosto aos personagens, imaginando os cenários e criando a história dentro da nossa cabeça.

Quem quer “turbinar” esse benefício pode dar preferência a livros com épocas ou realidades muito distantes da nossa, como os romances de época ou os livros de fantasia, fazendo com que a sua mente tenha que, praticamente, criar um mundo novo.

3- Aumenta o senso crítico
Pessoas mais críticas são extremamente importantes na sociedade, porque conseguem debater ideias e pensar em soluções mais diferenciadas e profundas. Questionar o modo de vida, a sociedade, a economia, a política e diversos outros pontos somente é possível se você tiver uma boa bagagem cultural – e isso significa também uma boa dose de leitura.

Quando a literatura nos insere em outras épocas, países e culturas, acabamos fazendo reflexões diferenciadas e as quais certamente não faríamos se ficássemos presos apenas a nossa realidade.

Ler pode abrir a sua mente e também lhe tornar mais empático, se colocando no lugar do outro antes de tirar conclusões precipitadas, ajudando você a se tornar uma pessoa melhor.

4- Amplia o seu vocabulário
Um vocabulário mais amplo é primordial para escrevermos e falarmos melhor, nos comunicando de maneira mais assertiva. Esse também é um dos benefícios da leitura, afinal você terá muito mais contato com palavras completamente diferentes e inusitadas – distintas das que você costuma usar no seu dia a dia ou das que são usadas pelas pessoas com as quais você se relaciona.

Além de todos esses benefícios, a leitura ainda: reduz o estresse, melhora a sua memória, faz com que você escreva melhor, aumenta a sua empatia, reduz o preconceito e ajuda você a se tornar uma pessoa mais interessante e com mais assuntos.

Você gostou de saber sobre os benefícios da leitura? Então compartilhe este post com os seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a se tornarem leitores mais habituais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *