Saiba como escolher um curso de EaD em Letras!

Letras é um dos cursos mais tradicionais e também mais procurados entre as opções EaD. Afinal, com essa graduação, o profissional poderá lecionar várias disciplinas, como português, línguas estrangeiras e literatura, ou ainda trabalhar traduzindo e revisando textos.

Porém, na hora de encontrar a melhor opção, tanto de graduação como de pós na versão EaD, muitos alunos ficam em dúvida. Esse é o seu caso? Então veja as dicas importantes que separamos!

O que considerar na hora de escolher um EaD em Letras?

Para não acabar se arrependendo do meio do curso, o melhor a fazer é buscar por uma instituição de ensino séria e reconhecida. Existem algumas pistas que indicam que o curso é de qualidade. Veja as principais.

Credenciamento

É fundamental que o curso seja credenciado junto ao MEC para que o seu diploma tenha validade em todo o território nacional. Isso só é possível caso a instituição de ensino esteja autorizada e seja reconhecida pelo MEC.

Para descobrir se o curso que você está analisando é credenciado, basta acessar o site e-MEC. Nele, é possível inclusive listar os cursos que foram extintos ou estão sub judice.

Nota MEC

Outra forma de saber se o EaD é de qualidade é a nota dada pelo MEC, garantindo que a instituição e o curso de Letras atendem aos requisitos básicos necessários para a categoria de ensino à distância. Essa informação também está disponível no site que linkamos acima.

Para montar essa nota, o órgão considera o Conceito Preliminar do Curso (CPC), dado apenas depois da comissão do MEC ter avaliado a instituição de ensino e o curso in loco.

Polo Presencial

Embora o curso seja à distância, é de suma importância que a instituição ofereça polos presenciais, ou seja, unidades de ensino fisicamente adequadas às necessidades dos professores e alunos.

Dessa forma, o polo deve ter salas de aulas, banheiros, auditórios, equipamentos de videoconferência, computadores conectados à internet, biblioteca, entre outros recursos.

Tutores

São eles os responsáveis por acompanhar o aprendizado do aluno, tirando dúvidas e oferecendo todo o suporte necessário. Para isso, é fundamental que esses tutores tenham formação superior na área do curso, qualificação em EaD, além de outras titulações, como mestrado e doutorado, garantindo a qualidade do ensino.

Coordenadores

É muito importante que os coordenadores tenham experiência em lecionar no ensino superior, sendo preferível àqueles com título de doutor, mestre ou especialista. Outro ponto que conta a favor é coordenadores com experiência em EaD.

Informações e opiniões

Além de toda a parte técnica, não se esqueça de conferir como é a reputação da instituição de ensino e do curso de Letras. Para isso, você pode pesquisar em sites como o Reclame Aqui ou até analisar a opinião das pessoas nas redes sociais, ficando sempre atento para os problemas recorrentes e para a forma como a empresa se coloca para resolver essas questões.

Pós-graduação em Letras: dicas importantes

As dicas que demos acima valem tanto para escolher uma graduação como uma pós-graduação EaD em Letras. No último caso, contudo, vale à pena ficar atento a outros detalhes, como:

  • grade curricular e carga horária;
  • necessidade de encontros presenciais (geralmente a apresentação da monografia e algumas provas precisam ser feitas pessoalmente nos polos credenciados);
  • experiência dos professores na área escolhida, além de titulação acadêmica;
  • reconhecimento do mercado;
  • credenciamento no MEC;
  • material de apoio e formato das aulas, garantindo dinamismo e favorecendo o aprendizado.

Está procurando uma pós graduação em Belo Horizonte? O Instituto Pedagógico Brasileiro oferece várias opções de EaD em Letras, incluindo a segunda licenciatura, língua portuguesa e literatura, revisão de textos e muito mais.

Somos focados no ensino à distância, associados da ABED (Associação Brasileira de Educação à distância) e contamos com 100% de professores mestres e doutores.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil encontrar o curso EaD em Letras de qualidade e adequado as suas necessidades? Se ainda restou alguma dúvida, é só deixar um comentário. E se o post foi útil, compartilhe nas suas redes sociais com os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *